Uma Palavra aos Maridos

Reflexão rápida em I Pedro 3.7. 

Existem muitas frases e piadas pejorativas sobre o casamento, provavelmente, você conhece uma meia dúzia dessas. Eu quero citar apenas uma frase de Jean-Paul Sartre, autor e filósofo Francês que diz: “O inferno são as outras pessoas”. Esta talvez seja a maior desculpa para as separações. O outro é sempre o culpado. E nos dias atuais o que mais vemos são casamentos se desfazendo, é claro que existem várias razões para isso, mas uma delas é pelo fato de que tanto os homens como as mulheres perderam de vista o seu papel dentro do relacionamento. E nenhum dos dois cumpre as suas responsabilidades e colocam a culpa no outro pelo fracasso da relação. A verdade é que não podemos esperar que uma família seja bem sucedida se os seus integrantes nem ao menos sabem quais são suas responsabilidade perante Deus. É necessário, portanto, buscarmos compreender através da Bíblia o que Deus espera de cada um dentro do casamento.

A Bíblia diz que o marido deve conviver no lar com sabedoria (v.7a). “Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres...”. Muitos maridos são ausentes no relacionamento por causa do trabalho ou apenas por falta de interesse. Alguns mesmo quando estão presentes fisicamente no lar, estão ausentes emocionalmente, pois vivem diante da televisão e não se relacionam com sua esposa e filhos. Portanto, não basta apenas os maridos estarem juntos as suas esposas, eles precisam conviver com elas, com sabedoria. Em outras palavras, os maridos devem ter quantidade e qualidade de tempo com suas esposas.

A Bíblia também chama os maridos a tratarem a esposa com honra (v.7b). “e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida (...)”. O grego usa a expressão “como vaso frágil”. Existem vasos que são verdadeiras obras de arte, valiosos e delicados, e por isso precisam ser manuseados com muito cuidado. As esposas são assim também: frágeis e preciosas, e precisam ser tratadas desta forma. Os maridos devem viver a vida comum do lar com sabedoria, tratando as suas esposas com honra, basicamente por dois motivos: Primeiro, porque a mulher é a parte mais frágil da relação. Ou seja, a mulher é mais delicada fisicamente e emocionalmente. Por isso, ao se relacionar com sua esposa lembre-se sempre disso. E não a trate com agressividade física e nem emocional. Saiba que normalmente ela é mais emotiva. Diante disso procure tratá-la sempre com carinho e afeto. A segunda razão para o marido tratar a esposa com honra é porque, quando a esposa é (cristã) ela compartilha da mesma graça de Deus a (salvação). Portanto, deve ser tratada como alguém que em Cristo tem os mesmos privilégios espirituais.

Por ultimo, Pedro nos ensina que o relacionamento do Marido com a sua esposa trazem conseqüências espirituais para a família (v.7c) “(...) de forma que não sejam interrompidas as suas orações”. Quando o marido não valoriza a esposa e não a trata com o respeito e dignidade, a comunhão entre o casal é prejudicada e, conseqüentemente, a vida espiritual (comunhão com Deus) é afetada. Isso pode ser especialmente percebido na interrupção da vida de oração do casal, na interrupção da prática devocional que deve existir no casamento.

Concluindo, percebemos que todo o ensinamento de Pedro que vimos até agora pode ser resumido no que diz Cl 3.19-“Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura”. Os maridos devem amar suas esposas. O amor na Bíblia não se trata só de um sentimento. Sentimentos são instáveis. Para a Bíblia o amor é a disposição para fazer o que é o melhor para o outro levando em conta a Palavra de Deus, e este é o compromisso que o marido precisa ter com Deus e com a esposa. O marido, precisa periodicamente relembrar o seu papel dentro do lar, cumprindo adequadamente sua responsabilidade, com a ajuda de Deus. 

5 comentários:

Cristao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristao disse...

Sou evangelico, e minha esposa tambem, mas o respeito nao e reciproco, o que fazer?

Júlia disse...

Meu esposo é uma bênção mas sempre está me colocando atrás dos parentes dele.
Já chegou a dizer que eles são prioridade e que estão em segundo lugar depois de Deus.
Estou errada em pensar que temos que priorizar um ao outro depois de Deus,sem desfazer dos parentes?

Júlia disse...

Meu esposo é uma bênção mas sempre está me colocando atrás dos parentes dele.
Já chegou a dizer que eles são prioridade e que estão em segundo lugar depois de Deus.
Estou errada em pensar que temos que priorizar um ao outro depois de Deus,sem desfazer dos parentes?